FERRAMENTAS LINUX: O Modelo de agendador do AMD Zen 4 é ajustado e chega ao compilador LLVM 17

sexta-feira, 10 de março de 2023

O Modelo de agendador do AMD Zen 4 é ajustado e chega ao compilador LLVM 17

 


Em dezembro, o suporte inicial do AMD Zen 4 "znver4" foi mesclado para o compilador LLVM/Clang 16. Embora o alvo "-march=znver4" pelo menos inverta as instruções AVX-512 recém-adicionadas com esses processadores AMD, ele estava reutilizando o modelo de agendador existente do Zen 3. Finalmente, hoje, um modelo de agendador Zen 4 ajustado chegou para o que será encontrado no compilador LLVM 17 ainda este ano.


O modelo de agendador AMD Zen 4 " znver4 " ajustado para esses novos processadores AMD foi mesclado há alguns minutos com o LLVM Git, em vez de reutilizar o (não muito preciso) modelo Zen 3 nesses novos processadores Ryzen 7000 e EPYC 9004. O modelo do agendador é ajustado principalmente para processadores de 4ª geração EPYC 9004 "Genoa".

O engenheiro de compilação da AMD, Ganesh Gopalasubramanian, comentou na solicitação de mesclagem: " O patch contém os detalhes do modelo do agendador znver4. Há amplas melhorias com relação a instruções, unidades de execução, latências e taxa de transferência em comparação com o znver3. "

O novo commit é de 34.544 novas linhas para a base de código LLVM – contando os novos casos de teste e o próprio modelo. Infelizmente, ele perdeu o LLVM 16.0 que está sendo lançado nos próximos dias, mas agora está mesclado para o LLVM 17 e pode ser portado para um lançamento pontual do LLVM 16.0 se tudo correr bem.


O GCC 13 também será lançado nas próximas semanas com seu suporte Zen 4 trabalhado pela AMD e SUSE. Para aqueles que desejam um compilador pronto para produção no momento, o AOCC 4.0 da AMD tem excelente suporte ao Zen 4 para o downstream do LLVM/Clang. É uma pena que tenha demorado vários meses após o lançamento - e o LLVM 17.0 não será lançado até ~ setembro, a menos que seja portado para um lançamento pontual 16.0.x - antes que este suporte Znver4 ajustado esteja pronto para otimizar os binários em Sistemas da série Ryzen 7000 e EPYC 9004.














Fonte

Até a próxima !




Nenhum comentário:

Postar um comentário