FERRAMENTAS LINUX: O RADV permite o sombreamento de taxa variável para o RDNA3, RadeonSI lança mais correções

quarta-feira, 8 de março de 2023

O RADV permite o sombreamento de taxa variável para o RDNA3, RadeonSI lança mais correções

 

Se você é proprietário de uma GPU "RDNA3" da série AMD Radeon RX 7900 e não se importa em executar um código de driver gráfico de código aberto de ponta, você vai querer baixar o instantâneo do Git Mesa 23.1-devel de hoje.

Houve mais melhorias no RDNA3 para chegar à pilha de drivers gráficos Linux de código aberto. Em primeiro lugar, graças a Samuel Pitoiset da Valve, há suporte para sombreamento de taxa variável Vulkan (VRS) ativado finalmente para GPUs RDNA3. O suporte VRS agora está em boa forma para hardware GFX11 que a extensão Vulkan KHR_fragment_shading_rate agora está habilitada para essas GPUs mais recentes. Anteriormente, o RADV estava apenas expondo o sombreamento de taxa variável Vulkan - um recurso popular para jogos - apenas em GPUs RDNA2.

Esta solicitação de mesclagem adicionou o suporte GFX11 VRS com uma mensagem simples de: " É agora está funcionando! "

Separadamente, o conhecido desenvolvedor Mesa de código aberto da AMD, Marek Olšák, conseguiu várias correções/melhorias para o driver RadeonSI Gallium3D. Esta fusão de 13 patches tem algumas correções GFX11 (RDNA3), bem como outras limpezas. Isso inclui alterações como aumentar o tamanho do grupo de trabalho de Geometria de Próxima Geração (NGG) e outras melhorias.

O trabalho emocionante para a pilha de gráficos AMD (e Intel) de código aberto continua a crescer no Mesa 23.1 antes do congelamento de recursos e do lançamento subsequente no segundo trimestre.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário