FERRAMENTAS LINUX: O LLVM 16.0.1 foi lançado com muitas correções do compilador, backports para o AMD Zen 4 Scheduler Model

quarta-feira, 5 de abril de 2023

O LLVM 16.0.1 foi lançado com muitas correções do compilador, backports para o AMD Zen 4 Scheduler Model

 


Já se passaram duas semanas desde o lançamento do LLVM 16.0 como a mais recente atualização de recurso brilhante para esta pilha de compiladores de código aberto amplamente usada. O gerente de lançamento do LLVM, Tom Stellard, emitiu hoje o LLVM 16.0.1 como o primeiro lançamento pontual com uma ampla coleção de correções e outros trabalhos de manutenção para o LLVM e seus subprojetos contidos.

O LLVM 16.0 introduziu mais recursos de linguagem C e C++, a vinculação do LLVM LLD mais rápida, as seções de depuração compactadas Zstd, o back-end da CPU LoongArch foi promovido de experimental, várias novas extensões do conjunto de instruções da Intel adicionadas, suporte inicial AMD Zen 4 (znver4), novos recursos Arm e RISC-V, e muito mais que foi construído ao longo do último semestre.

O LLVM 16.0.1 cuida de algumas consequências iniciais desse grande lançamento e marca o primeiro de vários lançamentos pontuais quinzenais que virão. Com o LLVM 16.0.1, agora há suporte para TLS emulado no RISC-V, suporte para carregamento/armazenamento para BF16 no AVX e outras correções aleatórias.



Indiscutivelmente, o mais empolgante com o LLVM 16.0.1 é que ele fez o back-port do novo modelo de agendador AMD Zen 4 para o direcionamento znver4. Com LLVM 16 desde que o alvo Znver4 foi introduzido, ele começou como Znver3 e então simplesmente ativou as novas extensões de conjunto de instruções encontradas com Zen 4 como AVX-512. Mas o modelo do agendador permaneceu o mesmo do Zen 3, embora os custos de instrução fossem diferentes com os processadores EPYC e Ryzen de última geração. Mas então, no início de março, a AMD forneceu o modelo Zen 4 ajustado para LLVM que foi mesclado para LLVM 17. Esse modelo Zen 4 (testado/ajustado em CPUs EPYC 9004 "Genoa") foi retrocedido e encontrado agora com LLVM 16.0.1 estável . Será interessante agora lançar alguns novos benchmarks de compilador LLVM / GCC / AOCC nos processadores AMD Ryzen 7000 e EPYC 9004.

A lista completa das alterações do LLVM 16.0.1 pode ser encontrada no discurso do LLVM . Os downloads do LLVM 16.0.1 estão disponíveis no GitHub .









Fonte
Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário