Na segunda-feira, as alterações no código de arquitetura ARM64 (AArch64) foram enviadas para o kernel Linux 6.4 em desenvolvimento, juntamente com as várias atualizações de SoC e várias adições de plataforma/máquina para hardware ARM com esta nova versão do kernel.
Quando se trata das atualizações do ARM64 para o Kernel Linux 6.4, há melhorias em várias rotinas de montagem, permitindo que o SVE seja desabilitado separadamente do SME, suporte para Apple M2 CPU PMU e vários outros refinamentos e correções de arquitetura.
Para as alterações de SoC/plataforma com o Kernel Linux 6.4, os destaques incluem:
- Os arquivos Apple M2 DeviceTree foram adicionados para o SoC M2 e os atuais sistemas MacBook Air / MacBook Pro / Mac Mini. Embora os arquivos DeviceTree sejam adicionados e o suporte seja mais ou menos semelhante ao Apple M1, há algumas exceções devido a nenhuma saída de exibição funcionando ainda para a linha principal com o Apple M2 Mac Mini, o suporte a teclado e trackpad para os novos laptops da Apple não é ainda trabalhando neste código e outras limitações. Portanto, ainda não está pronto para usuários finais no Linux 6.4, mas pelo menos mais do trabalho do Asahi Linux está sendo upstreamed.
- O Allwinner T113-s é adicionado como uma variante para o Cortex-A7 do chip Allwinner D1 baseado em RISC-V.
- O suporte do StarFive JH7110 SoC é adicionado para este RISC-V SoC baseado no SiFive U74, mas apresenta núcleos de CPU adicionais e uma GPU em comparação com o StarFive JH7100.
- SoCs de rede Qualcomm IPQ5332 e IPQ9574 WiFi 7 são adicionados.
- O SoC automotivo Qualcomm sa8775p agora também é suportado pelo Linux 6.4.
- O Linux 6.4 também suporta algumas novas placas Allwinner f1c200s, duas placas Banana Pi com o Amlogic G12B, duas placas de robótica usando o Qualcomm QRB e três smartphones com Xiaomi Snapdragon. O computador industrial de placa única AM625 BeaglePlay também é agora suportado.
- O suporte do Qualcomm Snapdragon continua a melhorar com o kernel Linux principal, agora com um novo driver Inline Crypto Engine, drivers existentes com suporte a variantes adicionais do Snapdragon e outras melhorias.
- O código do driver Mediatek foi adicionado ao Helio X10 SoC.
- A configuração padrão do kernel ARM64 "defconfig" viu mais drivers adicionados para que sejam construídos fora da caixa. Entre os drivers agora ativados no defconfig ARM64 estão o ARM CoreSight PMU, vários drivers TI, drivers controladores de pinos Qualcomm, drivers BeaglePlay e o driver VirtIO RNG.
- A plataforma Oxford Semiconductor OX810/OX820 "OXNAS" foi desativada devido ao processador ARM11MPcore causar problemas em certos casos extremos.
Mais detalhes sobre todas essas mudanças através dessas solicitações pull do SoC Linux 6.4 .
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário