Em 2019, os desenvolvedores da Valve introduziram o back-end do compilador ACO no Mesa para o driver Radeon Vulkan "RADV". Essa alternativa ao compilador de sombreamento AMDGPU LLVM tem sido fundamental para ajudar o RADV a ter um desempenho muito bom para jogos Linux, tanto com títulos nativos do Vulkan quanto com jogos que seguem a rota do DirectX para o Vulkan via DXVK e VKD3D com o Proton (Steam Play). De vez em quando, tem havido conversas e trabalhos para trazer ACO para RadeonSI Gallium3D para OpenGL, enquanto agora há algum novo trabalho nessa frente.
Voltando a quando o ACO estreou pela Valve, houve conversas e interesse em ver o suporte do compilador ACO para o driver RadeonSI. No entanto, com o tempo, mais jogos nativos do Linux adotaram o Vulkan e com o sucesso do Steam Play e DXVK/VKD3D (-Proton) por meio da API Vulkan, hoje em dia há muito menos preocupação com o OpenGL com jogos Linux. Além disso, o driver RadeonSI Gallium3D já está bem otimizado para as GPUs AMD. Além disso, o RadeonSI é mantido pelos engenheiros da AMD e eles continuam a se concentrar no back-end do compilador de shader AMDGPU LLVM em todas as plataformas. Enquanto isso, o ACO é principalmente um produto dos engenheiros da Valve.
De vez em quando há conversas/desenvolvimentos de ACO para o RadeonSI e novamente esta semana isso aconteceu. Qiang Yu abriu uma nova solicitação de mesclagem intitulada aco: prepare-se para o uso de radeonsi . A nova solicitação de mesclagem contém as "alterações são para PS monolítico RadeonSI usar ACO". Isso seguiu este MR adicional com mais mudanças RadeonSI em preparação.
Ainda há outro trabalho relacionado pendente, como esta solicitação de mesclagem de seis meses para remover a dependência RADV para o ACO , para que possa ser usada mais facilmente com RadeonSI. Veremos aonde este último trabalho RadeonSI ACO leva e o nível de interesse no suporte ACO com o RadeonSI.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário