FERRAMENTAS LINUX: Uma melhor economia de energia do Linux chega para os laptops Intel Haswell/Broadwell em 2023

domingo, 23 de abril de 2023

Uma melhor economia de energia do Linux chega para os laptops Intel Haswell/Broadwell em 2023

Faz apenas dez anos que a Intel lançou seus processadores Haswell, que fizeram muito sucesso na época e foram seguidos pelo Broadwell. Embora os engenheiros de driver Linux de código aberto da Intel estejam concentrados principalmente em plataformas de hardware Intel recentes e futuras, ocasionalmente há uma melhoria que vale a pena mencionar para plataformas maduras como Haswell e Broadwell. Uma nova série de patches esta semana ajudará com algumas pequenas economias de energia gráfica para aqueles que ainda executam um laptop Intel Linux de quase uma década.


O engenheiro de driver gráfico Intel Linux de longa data, Ville Syrjala, enviou uma série de patches na sexta-feira para obter a atualização automática do painel(PSR) de volta à forma para Haswell e Broadwell. A atualização automática do painel foi projetada para ajudar a prolongar a vida útil da bateria do laptop, permitindo que a taxa de atualização seja ajustada independentemente, como para evitar a atualização da tela se apenas uma imagem estática estiver sendo exibida / sem alterações no buffer de quadros. Por sua vez, alguns elementos da GPU podem ser desligados durante os períodos PSR para reduzir o uso de energia e também possíveis benefícios térmicos. O suporte de atualização automática do painel PSR1 estreou com o Haswell, enquanto as gerações posteriores têm recursos mais avançados com PSR2. 

O manuseio da atualização automática do painel com o driver Intel Linux tem sido um assunto difícil devido a problemas de hardware/driver e à descoberta de problemas de estabilidade e outros problemas com algumas configurações de hardware. Para gerações diferentes e em momentos diferentes com o driver de kernel i915, eles tiveram que desativar/reativar o manuseio do PSR devido a bugs. Em 2023, o suporte do Haswell/Broadwell PSR1 está fazendo uma nova tentativa de ser ativado com todos os problemas conhecidos sendo resolvidos.

Syrjala simplesmente escreveu na série de patches do driver i915 de sexta-feira :

"Corrija todos os problemas óbvios que afetam o HSW/BDW PSR1 e restaure-o de volta à vida."

Veremos como será essa rodada de revisão nos 13 patches, que culminam com o PSR sendo restaurado por padrão para os gráficos Haswell e Broadwell. Esta é uma boa notícia para aqueles que ainda dependem de um laptop Haswell/Broadwell Linux.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário