Como um passo para melhorar ainda mais o suporte a laptops da AMD no Linux, os engenheiros da AMD têm trabalhado no suporte de mitigação de interferência de radiofrequência (RFI) WiFi para Linux com seus laptops mais recentes.
Semelhante ao trabalho do RFI da Intel anos atrás , a AMD está tentando mitigar a interferência de radiofrequência entre o chipset WiFi e outros componentes com os novos laptops AMD Ryzen. Em particular, contornar a interferência dos relógios de memória GDDR/DDR com as bandas de frequência do módulo de rádio local usadas pelo WiFi 6 / 6e / 7 pode causar problemas. A mitigação é anunciar as frequências em uso e, por sua vez, os consumidores podem usar essas informações para evitar essas frequências para recursos "sensíveis".
Essa mitigação ACPI WBRF está atualmente conectada entre o código de gerenciamento de energia do driver gráfico AMD Radeon e, em seguida, consumindo essas informações de frequência, são patches para o driver Qualcomm Ath12k WiFi e o driver MT76 WiFi para o chipset MediaTek MT7921. Uma sugestão já levantada na revisão do código é potencialmente mover o tratamento ACPI WBRF para o código mac80211/cfg80211 em vez de duplicar a lógica em cada um dos drivers WiFi relevantes sendo usados.
No lado da plataforma AMD, esse recurso ACPI WBRF está atualmente implementado para blocos IP SMU 13.0.0 e SMU 13.0.7 encontrados nos designs de laptop AMD Ryzen mais recentes que começam a chegar ao mercado.
Os interessados neste trabalho de mitigação de interferência de radiofrequência WiFi que está sendo realizado pela AMD podem encontrar este conjunto de patches agora para revisão na lista de discussão do kernel.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário