FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA R535 Linux Beta traz as novas extensões do Vulkan, Wayland Protocol DMA-BUF v4

quarta-feira, 31 de maio de 2023

A NVIDIA R535 Linux Beta traz as novas extensões do Vulkan, Wayland Protocol DMA-BUF v4

 


A NVIDIA tem um bom presente para encerrar maio para os usuários do Linux, publicando sua primeira compilação beta na série de recursos R535.

O driver Linux NVIDIA 535.43.02 está disponível esta manhã como a primeira versão beta pública desta série R535 que sucederá o fluxo de lançamento do R530. A série NVIDIA R535 Linux está trazendo suporte para novas extensões Vulkan como VK_EXT_memory_priority e VK_EXT_pageable_device_memory. Também há suporte notável para o protocolo Wayland DMA-BUF v4 como uma versão mais recente do suporte DMA-BUF que é muito bom de se ver suportado pela pilha proprietária de drivers NVIDIA Linux.


Algumas das outras alterações no driver NVIDIA 535.43.02 Linux incluem melhor desempenho do Minecraft (Java Edition) para o hardware da série GeForce RTX 3000, uma correção de vazamento de memória para o driver NVIDIA GLX, suporte para tempos de modo de relógio de pixel alto como 8K a 60 , faixa estendida do Dynamic Boost para laptops AMD da geração anterior, suporte para suspensão e retomada ao usar o firmware NVIDIA GSP e uma variedade de outras alterações e correções de bugs.

- Adicionado suporte para as extensões VK_EXT_memory_priority e VK_EXT_pageable_device_memory para GPUs Turing+.

- Melhor desempenho do Minecraft Java Edition em GPUs da série RTX 3000.

- Corrigido um vazamento de memória no driver NVIDIA GLX.

- Adicionado suporte para acionar tempos de modo de relógio de pixel muito altos, como 8K @ 60Hz. Consulte o token "MaxOneHardwareHead" X11 ModeValidation no README para obter detalhes.

- Suporte estendido do Dynamic Boost em notebooks para incluir chipsets Renoir e Cezanne mais antigos, além de Rembrandt e chipsets AMD mais recentes.

- Corrigido um bug que fazia com que a criação da cadeia de troca Vulkan X11 falhasse em GPUs sem um mecanismo de exibição quando a extensão VK_KHR_present_id é usada.

- Corrigida a restauração do console em consoles VGA herdados ao usar os módulos de kernel NVIDIA Open GPU.

- Adicionado nvoptix.bin ao pacote do driver. Este arquivo de dados é usado pela biblioteca do mecanismo de rastreamento de raios OptiX, libnvoptix.so.1.

- Removido libnvidia-compiler.so.VERSION do pacote do driver. Essa funcionalidade agora é fornecida por outras bibliotecas de driver.

- Adicionadas informações de uso e limites de energia à página PowerMizer de configurações da nvidia.

- API NV_CTRL_GPU_POWER_SOURCE NV-CONTROL atualizada para relatar fonte de energia subdimensionada.

- Adicionado suporte para a versão 4 do protocolo linux-dmabuf wayland.

- Adicionados os atributos NV-CONTROL NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_MODE e NV_CTRL_FRAMELOCK_MULTIPLY_DIVIDE_VALUE para permitir a sincronização de uma placa Quadro Sync II para diferentes taxas de sinal House Sync. Este recurso requer firmware versão 2.18 ou posterior; para baixar a versão mais recente do firmware.

- Adicionado suporte para as extensões VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265.

- Adicionado um perfil de aplicativo para evitar problemas de desempenho no Xfce 4 quando o back-end do compositor OpenGL é ativado junto com o G-SYNC.

- Adicionado suporte para suspender e retomar ao usar o firmware GSP.

- Movido o ícone do aplicativo nvidia-settings para o tema de ícones 'hicolor', que permite que ele seja personalizado por outros temas de ícones selecionados no ambiente de área de trabalho.

- Corrigido um bug que impedia o descarregamento de renderização PRIME de funcionar para aplicativos Wayland ao executar em um sistema com um AMD iGPU.

- Corrigido um bug que impedia o nvidia-installer de gravar a saída do log do kernel no log do instalador em alguns caminhos de falha de carregamento do módulo.

- Alterado nvidia-installer para não usar mais a variável de ambiente $XDG_DATA_DIRS. Os arquivos de dados XDG agora são instalados em um caminho especificado pela opção --xdg-data-dir ou /usr/share se não for especificado.

- Isso corrige um problema durante a instalação do Flatpak que fazia com que o instalador colocasse o arquivo nvidia-settings.desktop em /root/.local/share/flatpak/exports/share/applications.

- Mudou o comportamento de glXGetRefreshRateSGI() para taxas de atualização não inteiras para arredondar para o número inteiro mais próximo em vez de truncar.

- Alterado o formato de compactação do pacote do instalador .run de xz para zstd. Isso resulta em um pacote compactado menor e desempenho de descompactação mais rápido. Um descompactador zstd alternativo está embutido no pacote do instalador para sistemas que ainda não possuem um programa de descompactação zstd instalado.

- Corrigido um bug que fazia com que o nvidia-installer descarregasse por engano alguns módulos de kernel não NVIDIA já carregados.

- Corrigido um bug que causava relatórios incorretos de tempos de apresentação ao usar a extensão Vulkan VK_NV_present_barrier.

O NVIDIA R535 Linux beta pode ser baixado em NVIDIA.com .








Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário