No ano passado, os desenvolvedores do Fedora e da Red Hat começaram a discutir a ideia de abandonar o suporte legado do BIOS e focar apenas nas plataformas UEFI. Havia um plano para depreciar o suporte do BIOS no Fedora 37 , mas acabou não acontecendo devido a alguns provedores de nuvem que ainda inicializavam VMs no modo BIOS e alguns sistemas com implementações de UEFI quebradas. Uma ideia foi levantada sobre a possibilidade de usar o U-Boot em sistemas BIOS x86 para fornecer uma experiência semelhante à UEFI da perspectiva do Fedora.
Semelhante a como o U-Boot é usado no Fedora para ARM para fornecer um ambiente semelhante ao UEFI em vários destinos, o desenvolvedor do Fedora Neal Gompa levantou a ideia de possivelmente usar o U-Boot em sistemas BIOS x86 para preencher a lacuna em que o UEFI não pode ser usado diretamente . Para sistemas x86 sem suporte UEFI adequado, inicializaria o U-Boot para fornecer um ambiente semelhante ao UEFI para, por sua vez, inicializar o Fedora.
No momento, esta é apenas uma ideia sendo discutida na lista de discussão do desenvolvedor, mas pode ser uma nova solução para ajudar a preencher a lacuna de ainda executar o Fedora Linux em sistemas BIOS x86.
Os curiosos podem ver a discussão atual na lista de desenvolvedores do Fedora . Será interessante ver se isso se materializa em uma prova de conceito e, finalmente, em uma proposta de mudança para uma versão futura do Fedora.
Até a próxina !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário