FERRAMENTAS LINUX: A Cisco publica o driver de sistema de arquivos PuzzleFS escrito em Rust para o Linux

sexta-feira, 9 de junho de 2023

A Cisco publica o driver de sistema de arquivos PuzzleFS escrito em Rust para o Linux

 


O PuzzleFS é um sistema de arquivos de contêiner de próxima geração para Linux com construção rápida de imagem, suporte de montagem direta e outros recursos otimizados para contêiner sendo trabalhados pelos engenheiros da Cisco. E está escrito em Rust.

Ariel Miculas, da Cisco, postou hoje uma série inicial de patches de "solicitação de comentários" neste sistema de arquivos PuzzleFS com o driver do kernel escrito em Rust. Por enquanto, esse driver Rust é considerado uma prova de conceito. A série de patches descreve o PuzzleFS como:

O Puzzlefs é um sistema de arquivos contêiner projetado para lidar com as limitações do formato OCI existente. Os principais objetivos do projeto são duplicação reduzida, construções de imagens reproduzíveis, suporte de montagem direta e garantias de segurança de memória, algumas inspiradas no documento de design OCIv2.
A duplicação reduzida é obtida usando o algoritmo de fragmentação definido por conteúdo FastCDC. Essa implementação permite que os chunks sejam compartilhados entre as camadas. Construir uma nova camada a partir de uma existente permite reutilizar a maioria dos pedaços.
Outro objetivo do projeto são as construções de imagens reproduzíveis, que são alcançadas definindo uma representação canônica do formato da imagem.
O suporte de montagem direta é um recurso importante do puzzlefs e, junto com o fs-verity, fornece integridade de dados. Atualmente, o puzzlefs é implementado como um sistema de arquivos de espaço de usuário (FUSE). Um driver de sistema de arquivos do kernel somente leitura está em andamento.
Por fim, a segurança da memória é crítica para os quebra-cabeças, levando à decisão de implementá-la no Rust. Outro objetivo é compartilhar o mesmo código entre o espaço do usuário e o espaço do kernel para fornecer uma implementação segura.

Trabalho interessante e este seria o primeiro driver significativo do kernel do sistema de arquivos Rust postado ainda para o trabalho em andamento em torno da introdução do suporte ao Rust no kernel Linux principal.







Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário