FERRAMENTAS LINUX: A criação de uma CPU paralela chega ao Kernel Linux 6.5 para reduzir o tempo de inicialização/reinicialização em grandes servidores

terça-feira, 27 de junho de 2023

A criação de uma CPU paralela chega ao Kernel Linux 6.5 para reduzir o tempo de inicialização/reinicialização em grandes servidores

 


O trabalho iniciado no final de 2021 para mplementar a inicialização paralela de núcleos de CPU durante o processo de inicialização chegou finalmente ao desenvolvimento do kernel Linux 6.5.

A inicialização paralela da CPU tem como objetivo reduzir os tempos de inicialização de grandes servidores, especialmente em reinicializações Kexec, que são comumente utilizadas por provedores de nuvem e hiperescaladores para acelerar os tempos de reinicialização, evitando o processo POST tradicional e demorado. Embora o Linux já seja conhecido por sua inicialização rápida, essa funcionalidade se torna ainda mais importante para maximizar o tempo de atividade das máquinas virtuais.

O código de atualização para a inicialização paralela da CPU foi enviado recentemente por meio do pull request smp/core e já foi aceito no kernel principal. É ótimo ver esse trabalho sendo implementado, pois permite que menos partes do processo de inicialização fiquem bloqueadas em uma sequência serializada.

Atualmente, o código está totalmente funcional em plataformas baseadas em x86. Um novo parâmetro do kernel chamado "cpuhp.parallel" foi adicionado para habilitar ou desabilitar a inicialização paralela. O valor padrão é definido através da opção de configuração "CONFIG_HOTPLUG_PARALLEL".

Essa nova funcionalidade trará benefícios significativos para servidores de grande escala e para o ambiente de nuvem, melhorando ainda mais os tempos de inicialização e reinicialização, aumentando a eficiência e o tempo de atividade das máquinas virtuais.



Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário