A Red Hat anunciou hoje uma mudança significativa que pode afetar alguns usuários e desenvolvedores da comunidade Linux. A partir de agora, o CentOS Stream será o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL). No entanto, os clientes pagantes da Red Hat ainda terão acesso às fontes RHEL apropriadas por meio do Red Hat Customer Portal.
Essa decisão da Red Hat pode dificultar o acesso ao código-fonte público do RHEL para as distribuições Linux comunitárias e derivadas, como Alma Linux, Rocky Linux, Oracle Linux, entre outras. A Red Hat justifica essa mudança, afirmando que deseja focar no CentOS Stream como a base para a inovação corporativa do Linux.
É importante destacar que essa alteração não afeta o Projeto CentOS em si, nem a disponibilidade do CentOS Stream ou a fonte para o CentOS Stream ou CentOS SIGs. A Red Hat está direcionando seu investimento e compromisso para fortalecer o CentOS Stream como o upstream do RHEL e fornecer suporte mais explícito aos seus clientes pagantes.
Essa mudança segue uma reformulação anterior do CentOS, e certamente causará impacto na comunidade de código aberto. Enquanto isso, os engenheiros da Red Hat também estão trabalhando no CentOS Stream 10, que servirá como base para o futuro Red Hat Enterprise Linux 10.
Essas mudanças estratégicas da Red Hat refletem as evoluções no cenário do software corporativo e buscam atender às novas dinâmicas do setor. Embora possa gerar controvérsias e descontentamento em alguns setores da comunidade Linux, a Red Hat está comprometida em impulsionar a inovação e fornecer soluções robustas para seus clientes corporativos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário