Ontem, no Evento AI Day na cidade de São Francisco, a AMD além do anúncio da série Ryzen Pro 7000 eles anunciaram também os data center Bergamo e Genoa-X.
Na palestra de Lisa Su, ela destacou o desempenho do Genoa para os processadores AMD EPYC de 4ª geração existentes antes de anunciar o Genoa-X e o Bergamo.
Também no evento, a AWS anunciou que as sua instâncias do M7a com a tecnologia EPIC de 4ª geração já se encontram em pré-visualização e que já começam a serem disponibilizadas no próximo trimestre. Consideradas como uma grande atualização em relação às instâncias do M6a que foram alimentadas pelo EPYC Milan de 3ª geração. A Oracle também está trazendo o Genoa para sua nuvem a partir de julho.
O Bergamo permite até 128 núcleos/256 threads por soquete em comparação com o Genoa que no máximo chega a 96 núcleos.
O Bergamo ainda oferece o suporte àmemória DDR5-4800 de 12 canais, o AVX-512, PCIe Gen5 e outros recursos comuns ao Genoa, enquanto os núcleos "Zen 4c" são menores que o núcleo Zen 4 padrão. O Bergamo usa o mesmo soquete de CPU (SP5) do Genoa e também é compatível com a plataforma com a atualização do BIOS. Diz-se que o tamanho da área central do Zen 4C é 35% menor do que o núcleo do Zen 4, o que também ajuda a maximizar a eficiência energética.
O Bergamo está sendo enviando agora somente para os clientes hiperescaladores. A Meta relata que viu um aumento de 2,5x do desempenho do Bergamo sobre o Millan.
Foi também apresentado pela AMD os processadores EPYC "Siena" com um custo otimizado que chegarão ao mercado ainda este ano.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário