Parece que há algumas atualizações interessantes no subsistema HID (Human Interface Device) para o Linux 6.5 em andamento. Uma contribuição notável é da NVIDIA, que está enviando um driver de kernel Linux atrasado em seis anos para seu controlador SHIELD.
Há alguns meses, um engenheiro da NVIDIA começou a trabalhar em um driver Linux focado no upstream para o controle SHIELD de 2017. Inicialmente, o driver suporta o controlador NVIDIA "Thunderstrike" SHIELD (2017), com a possibilidade de suportar outros periféricos SHIELD no futuro.
Após alguns refinamentos, o driver "nvidia-shield" foi selecionado pela HID-next e agora foi enviado esta semana para integração principal no Kernel Linux 6.5. Não está claro por que a NVIDIA está trabalhando neste driver e atualizando-o somente agora, após cinco anos, a menos que estejam preparando um novo SHIELD de próxima geração e desejem estender o suporte a futuras iterações do hardware. De qualquer forma, o driver NVIDIA SHIELD para o controle de 2017 finalmente estará disponível na linha principal.
Além disso, a atualização do subsistema HID também traz suporte para os novos controles Microsoft Xbox, graças ao trabalho colaborativo entre o Google e a equipe Xbox da Microsoft. É mais uma história de "antes tarde do que nunca".
As atualizações do subsistema HID para o Kernel Linux 6.5 também incluem algumas atualizações para o AMD Sensor Fusion Hub (SFH) em laptops Ryzen, IDs de dispositivos Arrow Lake PCI para o driver Intel ISH HID, uma peculiaridade para o mouse HP Elite Presenter e suporte para o teclado ASUS ROG Z13 por meio do driver ASUS.
Se você estiver interessado, pode conferir a lista completa de atualizações de recursos HID para o Kernel Linux 6.5 no pull mencionado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário