FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.5 atrasa a inicialização do x86 FPU como parte da limpeza do processo de inicialização do kernel

quarta-feira, 28 de junho de 2023

O Kernel Linux 6.5 atrasa a inicialização do x86 FPU como parte da limpeza do processo de inicialização do kernel

 


O desenvolvimento do kernel Linux 6.5 está introduzindo uma mudança na inicialização da unidade de ponto flutuante (FPU) x86, a fim de limpar o processo de inicialização do kernel Linux em sistemas x86/x86_64.

Thomas Gleixner, da Linutronix, que agora faz parte da Intel desde o início de 2022, lidera uma equipe que está trabalhando na limpeza do processo de inicialização do Linux x86. O objetivo principal é eliminar a complexidade da "avaliação completa do CPUID, que é construída com circuitos descontrolados, fita adesiva e supercola".

Como parte desse esforço, eles estão trabalhando para adiar a inicialização da infraestrutura que não é necessária na fase inicial do processo de inicialização. Gleixner comentou sobre a série de patches, dizendo: "A inicialização inicial já é frágil e complicada o suficiente, então qualquer coisa que possamos mover para uma fase posterior é uma vitória. A inicialização do X86 FPU é uma das partes óbvias que não precisa ser feita no início".

Essa alteração, que adia a inicialização da unidade de ponto flutuante x86 para uma fase posterior do processo de inicialização do kernel, foi mesclada como parte do Linux 6.5. Essa mudança visa simplificar e tornar mais robusto o processo de inicialização do kernel Linux em sistemas x86/x86_64.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário