O compilador LLVM Clang 17 C/C++, que será lançado no final deste ano, agora utilizará o OpenMP 5.1 como a versão padrão dessa API de programação de multiprocessamento.
Atualmente, a versão padrão do LLVM/Clang é o OpenMP 5.0 quando nenhuma versão específica do OpenMP é especificada. No entanto, a partir do LLVM/Clang 17, ele passará a utilizar o OpenMP 5.1 como padrão. O OpenMP 5.1 traz alterações nas classes padrão C/C++, novas extensões de diretivas atômicas (como compare-and-fail), sequências de blocos estruturados e outras adições/alterações.
O LLVM Clang já oferece o suporte aos recursos do OpenMP 5.1. Recentemente, uma alteração foi feita no Git para definir o OpenMP 5.1 como padrão, caso nenhuma outra versão seja especificada explicitamente. Isso reflete a confiança dos desenvolvedores no nível de suporte que eles alcançaram para o OMP 5.1.
Vale ressaltar que o OpenMP 5.2 é a versão mais recente atualmente. Para aqueles interessados, a especificação do OpenMP 5.1 pode ser encontrada em OpenMP.org.
Essa atualização no LLVM Clang permitirá aos desenvolvedores aproveitar os recursos e melhorias do OpenMP 5.1, facilitando a programação paralela e o uso eficiente de recursos de multiprocessamento.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário