Foram enviadas hoje as atualizações para o subsistema de som na janela de mesclagem do kernel Linux 6.5 em desenvolvimento.
Uma das atualizações mais significativas é o suporte ao MIDI 2.0. Agora, há suporte inicial para dispositivos MIDI 2.0 com o driver MIDI bruto e a API do sequenciador sendo expandidos para suportar o novo protocolo Universal MIDI Packet (UMP). O driver de áudio USB também foi aprimorado com suporte à interface MIDI 2.0.
Os patches de driver do kernel Linux 2.0 MIDI foram inicialmente publicados em maio e agora estão prontos para serem incorporados ao Kernel Linux 6.5.
Além disso, as especificações atualizadas do MIDI 2.0 foram tornadas públicas este mês, não estando mais sob contrato de confidencialidade (NDA). As especificações do MIDI 2.0 estão disponíveis para o público no site MIDI.org.
O MIDI 2.0 é uma extensão do MIDI 1.0 e não o substitui, mas se baseia em seus princípios básicos, arquitetura e semântica. Uma arquitetura fundamental para a expansão do MIDI 2.0 é definida pela especificação MIDI Capability Inquiry (MIDI-CI). O MIDI-CI permite que dispositivos com comunicação bidirecional concordem em usar recursos estendidos do MIDI além dos já definidos no MIDI 1.0, mantendo cuidadosamente a compatibilidade com versões anteriores.
No blog da Microsoft, foi publicada uma postagem sobre as especificações do MIDI 2.0 se tornando públicas e suas implicações.
Além do suporte ao MIDI 2.0, o Kernel Linux 6.5 também está adicionando o suporte ao AMD SoundWire, várias adições de codecs para sistemas Intel, o suporte à plataforma Loongson para os sistemas LoongArch e várias outras melhorias. Alguns dos dispositivos adicionais agora suportados incluem Ingenic X1000, Maxim MAX98388, Mediatek MT8188, Nuvoton NAU8825C, plataformas NXP com o NAU8822, Qualcomm WSA884x, StarFive JH7110 e Texas Instruments TAS2781.
No ciclo anterior do Kernel Linux 6.4, foi introduzido o gerenciador AMD SoundWire e outros códigos iniciais. Agora, para o Kernel Linux 6.5, o driver AMD SoundWire DMA foi adicionado, juntamente com outras integrações do SoundWire relacionadas ao AMD Audio Co-Processor (ACP).
Em relação à Intel, também foram adicionados códigos iniciais de áudio para a plataforma Lunar Lake.
As atualizações de som do Kernel Linux 6.5 também incluem uma peculiaridade de áudio para o laptop de jogos ASUS ROG Ally. Para mais detalhes sobre esse dispositivo interessante, que é alimentado pelo Ryzen Z1 Extreme e executa Linux, você pode conferir o artigo "ASUS ROG Ally Gaming Laptop e Windows 11 vs. Desempenho de jogos Linux no ASUS ROG Ally". Mais benchmarks do ROG Ally Linux serão disponibilizados nos próximos dias.
A lista completa das atualizações de som para o Kernel Linux 6.5 pode ser encontrada por meio deste pedido de mesclagem (pull request).
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário