FERRAMENTAS LINUX: O Wine-Staging 8.11 traz melhorias de desempenho, registrando também os URL Protocol Handlers

segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Wine-Staging 8.11 traz melhorias de desempenho, registrando também os URL Protocol Handlers

 

Com base no lançamento do Wine 8.11 na sexta-feira, o Wine-Staging 8.11 foi lançado na manhã de domingo com 502 patches no código principal do Wine.

O Wine-Staging continua sendo a versão de teste/experimental do Wine para desenvolvedores e entusiastas. Com o Wine-Staging 8.11, foram adicionados alguns novos patches, além da atualização de alguns patches existentes, como a inclusão do código mais recente do VKD3D para o Direct3D 12 no Vulkan.

O Wine-Staging 8.11 traz uma correção para uma solicitação de recurso relatada há 13 anos para permitir o registro de manipuladores de protocolo de URL no Linux. A solicitação de 2010 era para que os aplicativos do Windows pudessem registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux e, em seguida, iniciar o respectivo programa no Wine. Um exemplo de 2010 era permitir que o software Spotify, que era exclusivo para Windows na época, registrasse o protocolo spotify:// e abrisse automaticamente o programa Spotify no Wine.

Essa solicitação de mesclagem, aberta no mês passado, adiciona suporte para a criação de arquivos .desktop para programas que abrem URIs. O código do construtor de menus do Wine foi incorporado ao Wine-Staging para atender à solicitação de 13 anos.

O Wine-Staging 8.11 também inclui esta solicitação de mesclagem para mover a função de salvamento periódico do registro do servidor Wine, o que melhora o desempenho das gravações no registro. Segundo a solicitação de mesclagem:

"O problema é que salvar o registro é uma operação muito pesada (agendada a cada 30 segundos no wineserver), durante a qual o servidor não processa nenhuma solicitação e todo o prefixo fica parado. Para referência, o processo leva de 50 a 100 ms aqui, até 1-1,5 segundos com o registro inicial padrão (depois de algumas modificações no registro que desencadeiam a descarga real do registro), dependendo do tipo e estado do sistema de arquivos (uma vez que muito tempo pode ser gasto no fechamento/renomeação do arquivo). Após este conjunto de patches, a parte do servidor (flush_key retornando todos os dados do registro) leva cerca de 4 a 5 mcs, medido do lado do cliente, incluindo a transferência de dados."

Em termos de desempenho, esta atualização quinzenal do Wine-Staging também traz melhorias no desempenho do GDI+.

Tanto o Wine quanto o Wine-Staging podem ser baixados através do site WineHQ.org.




Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário