Além de detalhar as Extensões de Desempenho Avançado (APX), a Intel também revelou outra empolgante adição a ser encontrada nos futuros processadores Intel: o AVX10. O AVX10 é o Intel Advanced Vector Extensions 10, um novo conjunto de instruções vetoriais que inclui todos os recursos do AVX-512 e capacidades adicionais. Essa nova ISA poderá funcionar com os núcleos de desempenho e eficiência dos processadores híbridos.
De acordo com a Intel, o AVX10 será "o vetor ISA de escolha" no futuro e representa a maior evolução do ISA vetorial desde a introdução do AVX-512. É um superconjunto do AVX-512 e será compatível com todos os futuros processadores Intel. Inclusive, os próximos processadores de servidor Granite Rapids contarão com suporte compatível com o AVX10.
Uma parte importante do tornar o AVX10 adequado para os núcleos P e E é que a versão convergente tem um comprimento máximo de vetor de 256 bits, encontrada nos núcleos E, enquanto os núcleos P terão a opção de utilizar vetores de 512 bits.
A Intel começou a publicar detalhes sobre o AVX10 para futuros processadores.
A migração de software existente baseado em AVX2 para o Intel AVX10 será possível no futuro por meio da recompilação, o que já trará ganhos de desempenho. Além disso, a Intel lançará software otimizado para o AVX10 no futuro, oferecendo ainda mais melhorias de desempenho para os usuários.
Com a combinação do Intel Advanced Performance Extensions (APX) e o desenvolvimento do AVX10, essa notícia é muito empolgante, já que os futuros processadores com os núcleos P e E terão a capacidade de oferecer ganhos significativos de desempenho. E com o histórico de suporte de código aberto da Intel, é provável que os preparativos para a habilitação de software comecem em breve, para que tudo esteja pronto e disponível quando os processadores suportados forem lançados.
Intel Xeon Scalable Granite Rapids será o primeiro a ter suporte AVX10 inicial, enquanto mais tarde chegará aos processadores P/E-core Core... Talvez para Lunar Lake então dando o tempo das coisas?
Para aqueles que desejam obter mais detalhes sobre o AVX10, a documentação inicial pode ser encontrada na página técnica do APX na parte inferior. É uma novidade promissora no campo do hardware, e os entusiastas de tecnologia e desenvolvedores podem aguardar com expectativa as vantagens que essa nova extensão trará para o desempenho dos futuros processadores Intel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário