A integração do Compute Express Link (CXL) no kernel do Linux continua em andamento, e com o desenvolvimento do kernel Linux 6.5, mais recursos estão sendo habilitados para esse empolgante padrão da indústria.
No Kernel Linux 6.5, o CXL adiciona o suporte para o Pergormance Monitor do CXL 3.0 por meio de um novo driver PMU em conformidade com a especificação. Além disso, há o suporte parao Device Sanitization, permitindo a limpeza de todos os dados de um dispositivo, e também suporte para apagamento seguro para a criptografia de novas chaves dos dados do usuário.
Outra novidade é o suporte à atualização de firmware dos dispositivos Compute Express Link. Agora é possível lidar facilmente com a atualização de firmware, convertendo um arquivo blob em um arquivo sysfs e canalizando-o para o dispositivo CXL para a atualização.
O código CXL também passou por diversas limpezas e refatorações para se preparar para o tratamento de erros com dispositivos aceleradores CXL Tipo-2 e topologia CXL RCH (CXL 1.1). Além disso, há várias correções no CXL subsystem nesta nova versão do kernel.
Os engenheiros da Intel Linux continuam trabalhando no subsistema Compute Express Link para o kernel upstream. A lista completa de alterações do CXL para o kernel Linux 6.5 pode ser encontrada na solicitação pull relacionada.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário