O engenheiro da Intel Linux, Peter Zijlstra, está trabalhando em um novo Scheduler de CPU chamado EEVDF (Early Eligible Virtual Deadline First) como substituto do atual código "CFS" (Completely Fair Scheduler) no Kernel Linux. Ele vem trabalhando nesse projeto há meses e descobriu que o EEVDF oferece reduções significativas de latência em comparação com o CFS em diferentes tarefas e benchmarks.
O EEVDF é uma abordagem baseada em um trabalho de pesquisa do final dos anos 90 e foi projetado para melhorar a política de agendamento, tendo menos heurísticas e ajustes em comparação com o CFS. Devido aos benefícios que o EEVDF demonstrou, Peter Zijlstra indicou que está pronto para começar a integrar o código do EEVDF no Kernel Linux.
Um branch chamado sched/eevdf foi criado no repositório tip/tip.git para trabalhar no desenvolvimento do EEVDF. Com o trabalho em andamento e sendo submetido para o espaço TIP (Testing In Progress), é provável que o EEVDF seja enviado para a próxima janela de mesclagem e faça parte do Kernel Linux 6.6.
Peter Zijlstra expressou a convicção de que o EEVDF é uma política de agendamento melhor definida, tornando o CFS desnecessário. Como resultado, o código do EEVDF está sendo mantido na ramificação sched/eevdf, e o código do CFS antigo foi descartado.
Portanto, espera-se que, com o lançamento do Kernel Linux 6.6, o EEVDF seja apresentado como um dos novos recursos brilhantes, trazendo melhorias significativas no escalonamento de CPU e reduzindo a latência para melhorar a experiência do usuário em diferentes cenários e tarefas no sistema operacional Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário