Na semana passada, durante o Embedded Open-Source Summit da Linux Foundation em Praga, o engenheiro da Sony, Tim Bird, que é reconhecido na comunidade do Linux embarcado, fez uma apresentação informativa para resumir o estado atual do ecossistema Linux embarcado.
A apresentação de Tim em 2023 abordou as melhorias recentes no kernel do Linux que foram atualizadas, o trabalho ainda em andamento para obter suporte upstream do kernel em tempo real (RT), várias mudanças na cadeia de ferramentas e a contínua adoção da linguagem de programação Rust em todo o ecossistema embarcado.
Além disso, a apresentação mencionou diversos casos interessantes de uso do Linux no espaço embarcado, como o aumento do número de satélites que utilizam o Linux, incluindo a constelação de satélites Starlink da SpaceX, que usa Linux em mais de 60 processadores. O helicóptero Mars Ingenuity da NASA também é alimentado pelo Linux.
Embora não haja uma gravação de vídeo pública disponível da apresentação, os slides preparados por Tim Bird são detalhados e valem a pena conferir se você estiver interessado no campo do Linux embarcado. O conjunto completo de slides pode ser encontrado na página de apresentação do EOSS 2023, proporcionando uma leitura interessante para o fim de semana. Na página de programação, também há links para outras apresentações do Embedded Open-Source Summit, com muitos outros slides disponíveis para apreciação visual.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário