As modificações na Máquina Virtual baseada em Kernel (KVM) foram enviadas hoje e estão prontas para serem incorporadas ao kernel Linux 6.5.
Primeiramente, do lado do ARM de 64 bits, foram feitas algumas melhorias. Foi otimizada a divisão de página para registro sujo e adicionado suporte ao modo hVHE, permitindo o uso do Branch Target Identification (BTI) no hipervisor. Além disso, foi implementada uma solução alternativa para as próximas CPUs AmpereOne.
No que diz respeito às melhorias do KVM RISC-V para o Kernel Linux 6.5, a mais significativa é o suporte funcional aos instantâneos para os convidados KVM. Agora os convidados KVM RISC-V podem aproveitar o suporte a snapshots ao vivo de máquinas virtuais.
No ano passado, o suporte a PerfMonV2 foi adicionado ao Kernel Linux 5.19 para aproveitar os novos recursos de monitoramento de desempenho encontrados nos processadores de servidor AMD Zen 4. Agora, com o Linux 6.5, o suporte a PerfMonV2 também está disponível para os usuários convidados do KVM em execução nos processadores da série AMD EPYC 9004.
Outras melhorias incluem uma otimização para evitar TR/TSS desnecessários após a saída da máquina virtual em CPUs AMD, uma nova opção KVM x86 para evitar a criação de encadeamentos de recuperação de páginas enormes do NX, e uma variedade de outros aprimoramentos.
Para mais detalhes sobre as mudanças no KVM para o Kernel Linux 6.5, consulte este pull request.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário