Recentemente, o código de desenvolvimento do LLVM 18 Git recebeu suporte para honrar as opções de destino de microarquitetura de CPU -march=arrowlake, -march=arrowlake-s e -march=lunarlake. Essas adições estão relacionadas ao suporte a novas instruções Intel que estarão presentes nas futuras CPUs Core de gerações Arrow Lake e Lunar Lake.
Assim como a Intel está trabalhando para adicionar o suporte para as CPUs Arrow Lake e Lunar Lake no GCC e na cadeia de ferramentas do compilador GNU em geral, o LLVM também viu a inclusão de novas instruções ISA (AVX-VNNI-INT16, SHA512, SM3 e SM4) e agora oferece suporte apropriado de direcionamento de microarquitetura de CPU com as opções -march no compilador Clang C/C++.
Até o momento, os destinos Arrow Lake e Lunar Lake continuam reutilizando o modelo e o ajuste do agendador já existente para a microarquitetura Alder Lake. Arrow Lake S e Lunar Lake têm as novas instruções brilhantes, enquanto os modelos Arrow Lake (não-S) possuem os mesmos recursos de conjunto de instruções encontrados na microarquitetura Sierra Forest.
Este patch foi incorporado ao LLVM Git para o lançamento do LLVM 18 na próxima primavera, proporcionando o direcionamento apropriado para as CPUs Intel Core de 2024 e 2025, que fazem parte das gerações Arrow Lake e Lunar Lake, respectivamente. Isso permitirá que o compilador Clang C/C++ otimize o código de acordo com as características específicas dessas futuras microarquiteturas da Intel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário