Há rumores de que a série Radeon RX 7000 terá novas placas gráficas neste trimestre, e a AMD está adicionando vários novos arquivos de firmware para diferentes blocos de propriedade intelectual de versões de IP que antes não estavam disponíveis no repositório linux-firmware.git.
A AMD geralmente publica o código de driver gráfico Linux de código aberto meses antes do lançamento de novas GPUs. No entanto, eles costumam lançar os binários de firmware necessários para a pilha de drivers Linux apenas na hora do lançamento ou um pouco antes. Desta vez, parece que a AMD lançou as novas peças de firmware um pouco mais cedo.
Entre os novos arquivos de firmware que estão estreando no linux-firmware.git, temos suporte para os blocos de propriedade intelectual de gráficos AMD SMU 13.0.10, SDMA 6.0.3, PSP 13.0.10 e GC 11.0.3. Esses arquivos de firmware são provavelmente para o novo hardware RDNA3, mas o versionamento bloco a bloco da AMD não fornece muitos detalhes sobre o produto comercializado.
É possível que essas novas revisões sejam destinadas à família expandida da série Radeon RX 7700/7800 ou outro hardware de GPU de estação de trabalho/consumidor que ainda não foi anunciado. O bloco GC 11.0.3 é identificado como pertencente ao GFX11 (RDNA3) e não à linhagem do acelerador GFX9/CDNA. Pelo menos para o hardware RDNA3 discreto e móvel que já foi lançado, todos os componentes são suportados pelo firmware encontrado na árvore.
Independentemente do hardware específico para o qual esses arquivos de firmware são destinados, é positivo ver a AMD lançando-os antecipadamente. Isso permite que os fornecedores de distribuição Linux empacotem os arquivos de firmware mais recentes e os distribuam aos usuários a tempo. Aqueles que desejam os arquivos de firmware Linux mais recentes podem continuar buscando-os em linux-firmware.git.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário