Assim como os drivers de gerenciamento do sistema Dell WMI e o Think-LMI da Lenovo, o driver HP-BIOSCFG, agora pronto para ser introduzido no Kernel Linux 6.6, permite gerenciar e configurar as configurações do BIOS em laptops/desktops HP compatíveis diretamente no Linux.
O desenvolvimento do HP-BIOSCFG vem ocorrendo desde o ano passado, com o objetivo de permitir o gerenciamento das configurações do BIOS da HP no Linux, com os ajustes do BIOS sendo expostos no sysfs. Alguns dos sistemas comerciais mais populares da HP possuem uma interface de Gerenciamento de Instrumentação Windows (WMI) para configurar as configurações do BIOS a partir do ambiente do sistema operacional. Por exemplo, os laptops empresariais HP lançados desde 2018 devem ser compatíveis com esse driver.
Nos últimos meses, o driver HP-BIOSCFG passou por várias rodadas de revisão e, finalmente, está pronto para ser incluído na linha principal do kernel. Na semana passada, Hans de Goede, da Red Hat, adicionou todos os patches do HP-BIOSCFG no branch "for-next" do platform-drivers-x86.git. Este driver Linux foi desenvolvido diretamente pela HP e, com sua inclusão no ramo "-next", espera-se que seja mesclado no ciclo do kernel Linux 6.6, evitando assim a ocorrência de problemas que poderiam impedir sua inclusão.
A documentação do patch do driver descreve alguns dos recursos do Secure Platform Manager (SPM) expostos por meio deste driver de configuração do BIOS, além das configurações comuns do BIOS que são expostas pelos drivers de gerenciamento/configuração do BIOS de outros fornecedores no Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário