A ferramenta de seleção de velocidade da Intel, presente na árvore de origem do kernel Linux, recebeu um conjunto de patches preparados para a próxima janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6. Uma das atualizações mais notáveis nessa versão aprimorada da ferramenta Intel Speed Select é a capacidade de suportar mais de oito soquetes de CPU por plataforma, sendo o novo limite estabelecido em 32 soquetes.
Os servidores Intel Xeon Scalable da geração atual, conhecidos como "Sapphire Rapids", suportam no máximo oito soquetes, e as plataformas de servidores de soquete duplo tendem a ser as mais comuns. No entanto, no passado, vimos algumas plataformas excepcionais, como o servidor KunLun 9032 da Huawei em 2016, que permitia configurações de até 32 soquetes usando processadores Xeon E7 v3 (Haswell), assim como algumas configurações de alta contagem de soquetes da Microsoft e dos sistemas de computação BullSequana da Atos.
O aumento do limite de soquetes suportados pela ferramenta Intel Speed Select, de 8 para 32 soquetes em 2023, suscita questionamentos sobre a motivação por trás desse incremento. Até agora, a ferramenta Intel Speed Select ignorava todos os soquetes de CPU além do oitavo. O patch responsável por essa mudança foi proposto por um engenheiro da HPE. Vale notar que a HPE possui uma linha de servidores Superdome Flex e Scale-up, que suporta até 32 soquetes em incrementos de 4 soquetes. Portanto, essa expansão pode estar relacionada a essas plataformas ou a uma iteração futura da tecnologia. Além de ajustar a ferramenta para plataformas já existentes, é possível que novos servidores Intel com suporte a 32 soquetes estejam sendo desenvolvidos.
Esse patch, junto com outros relacionados à seleção de velocidade da Intel, foi enviado para a fila de desenvolvimento antes do início do ciclo do Kernel Linux 6.6, que ocorrerá nas próximas semanas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário