Esta semana, foi realizado um upload para o repositório Coreboot Git que possibilita a execução do sistema nas placas-mãe MSI PRO Z790-P DDR4 e DDR5.
Isso oferece a oportunidade de utilizar uma placa-mãe de última geração da Intel em desktops, como alternativa às implementações proprietárias de BIOS.
A empresa de consultoria 3mdeb desempenhou um papel crucial nesse avanço. No ano passado, concentraram seus esforços na adaptação do Coreboot para uma placa-mãe moderna Intel Alder Lake, que já estava disponível no mercado varejista. Isso contrasta fortemente com o suporte principal do Coreboot, que historicamente era mais voltado para modelos mais antigos, plataformas Google Chromebooks, notebooks selecionados e outros dispositivos, mas raramente para placas-mãe de desktops atuais para o público consumidor.
A possibilidade de executar o Coreboot/Dasharo na placa-mãe MSI Z690-A DDR WiFi é notável, pois permite que entusiastas e amadores tenham a oportunidade de experimentar o Coreboot em uma placa-mãe com um custo relativamente acessível.
Desde então, novas placas-mãe têm sido lançadas no mercado, sendo compatíveis com o Raptor Lake. Dasharo conseguiu adaptar o Dasharo/Coreboot para funcionar nas placas-mãe MSI PRO Z790-P DDR4/DDR5 e incorporou essas modificações ao Coreboot.
O compromisso feito no repositório principal do Coreboot esta semana adiciona suporte para as placas MSI PRO Z790-P DDR4/DDR5 (com WiFi) e foi confirmado como funcional com CPUs Intel Raptor Lake, inicializando com sucesso no Ubuntu Linux.
A variante MSI PRO Z790-P WiFi DDR4 está atualmente disponível por cerca de US$ 189, enquanto a versão DDR5 tem um custo aproximado de US$ 209.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário