Recentemente, a vulnerabilidade Intel Downfall, também conhecida como GDS (Gather Data Sampling), foi divulgada e levantou preocupações sobre o impacto em cargas de trabalho AVX que utilizam instruções GATHER. Para mitigar os efeitos do Downfall/GDS em sistemas vulneráveis, a Intel tomou uma medida de precaução ao modificar a GNU Compiler Collection (GCC) para desativar a geração de instruções GATHER na vetorização para famílias de CPUs Intel afetadas por essa vulnerabilidade.
Com o objetivo de minimizar possíveis regressões de desempenho, a geração de instruções GATHER foi desativada na trajetória de vetorização automática do código-fonte no GCC para as famílias de processadores Intel impactadas. Em vez disso, está sendo empregada a emulação escalar GATHER.
Essa mudança de comportamento no GCC afeta as famílias de processadores Intel, incluindo Skylake com AVX-512, Cannonlake, cliente Icelake, servidor Icelake, Cascade Lake, Tigerlake, Cooperlake e Rocket Lake.
Essa modificação foi adicionada ao repositório do GCC 14 Git recentemente. No entanto, não foram fornecidos números específicos sobre o impacto no desempenho resultante da desativação da geração de instruções GATHER para a vetorização automática e a substituição pela emulação escalar GATHER. Embora o patch possa ser incorporado em futuras atualizações estáveis do GCC, pode levar alguns meses para que ele seja integrado nas distribuições Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário