FERRAMENTAS LINUX: O Intel Graphics com o Kernel Linux 6.6 adiciona os botões de ajuste que podem render um desempenho 10 ~ 15% melhor

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O Intel Graphics com o Kernel Linux 6.6 adiciona os botões de ajuste que podem render um desempenho 10 ~ 15% melhor


Com o novo código de driver i915 pronto para a próxima versão do Kernel Linux 6.6, um novo ajuste de limite em relação aos RPS (Render P-States e Requested Power States) para alguns hardwares gráficos da Intel pode resultar em um aumento de desempenho de cerca de 10 a 15% em determinados jogos.

Em abril, discutimos alguns patches de driver gráfico da Intel que permitiam ajustar o desempenho para obter melhorias de até 10 a 10%. Esse trabalho foi desenvolvido pelos engenheiros do Google Chrome OS, permitindo que os limites de aumento/diminuição do Intel RPS fossem configurados pelo espaço do usuário. O engenheiro do Google, Syed Faaiz Hussain, destacou que ao ajustar o Intel RPS, eles conseguiram melhorar o desempenho em até 15%. Isso resultou em um aumento de desempenho de 14,5% no jogo Counter-Strike: Global Offensive com OpenGL, 12,9% com Vulkan e 11% no Civilization VI com OpenGL.

É importante observar que esse ajuste de limite de RPS se aplica a plataformas não baseadas em GuC (Intel Graphics Compute Runtime), o que significa que os gráficos integrados e discretos mais recentes da Intel não terão esses controles. No entanto, plataformas anteriores a DG2/ADL, nas quais o GuC não é utilizado por padrão, serão beneficiadas. Embora os usuários possam ajustar manualmente seus próprios limites de RPS, pode ser que ferramentas como o GameMode da Feral integrem suporte para ajustar esses valores automaticamente, ou outras soluções de otimização de jogos no Linux possam oferecer suporte a ajustes de RPS conforme os usuários executam seus jogos.

Vale ressaltar que aumentar rapidamente para um estado de energia mais alto pode afetar o consumo de energia e a temperatura dos sistemas.

Os patches de ajuste de limite RPS foram enviados recentemente para o ramo DRM-Next por meio do novo pull request drm-intel-gt-next para o Kernel Linux 6.6. Além dos patches de ajuste de RPS, esse pull request também inclui uma correção para evitar esperas infinitas da GPU, várias atualizações relacionadas ao Meteor Lake e diversas outras correções e melhorias adicionais. Esse pull request drm-intel-gt-next foi submetido apenas um dia após outro pull request drm-intel-next, que continha trabalho adicional no driver Intel DRM para o próximo ciclo do kernel.





Fonte

Até a próxima !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário