O IntelliJ é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que a JetBrains está aprimorando para suportar o Wayland nativamente.
O Wayland é um protocolo de exibição que oferece vantagens em termos de desempenho e segurança sobre o antigo protocolo X11.
O Wayland simplifica a comunicação entre os aplicativos e o servidor de exibição, resultando em uma renderização mais rápida e menos vulnerabilidades de segurança. Por isso, os IDEs baseados em IntelliJ devem funcionar melhor no Wayland, com mais estabilidade e responsividade.
A JetBrains escreveu em seu blog ao anunciar este suporte Wayland:
"A arquitetura do Wayland oferece benefícios inerentes em termos de desempenho e segurança. Ao contornar as complexidades do antigo protocolo X11, o Wayland fornece um mecanismo mais simplificado para comunicação entre aplicativos e o servidor de exibição. Isso se traduz em renderização mais rápida e uma probabilidade reduzida de vulnerabilidades de segurança decorrente do design desatualizado do X11. Como resultado, espera-se que os IDEs baseados em IntelliJ executados no Wayland apresentem maior estabilidade e capacidade de resposta.
O esforço para tornar os IDEs baseados em IntelliJ um cidadão de primeira classe do desktop Wayland é contínuo. A renderização baseada em software já oferece desempenho em termos de FPS (quadros por segundo) no mesmo nível do atual kit de ferramentas X11. O foco agora é identificar as lacunas restantes na implementação do kit de ferramentas para que ele possa sustentar um IDE rodando nativamente no Wayland.”
O trabalho para adaptar os IDEs baseados em IntelliJ ao Wayland está em andamento. Alguns aplicativos Java Swing e AWT já estão funcionando no Wayland, usando a renderização baseada em software.
As próximas etapas são implementar a renderização acelerada baseada em Vulkan, os métodos de entrada, a área de transferência e o arrastar e soltar, entre outros recursos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário