FERRAMENTAS LINUX: O KDE Plasma 6 agora permite tocar para clicar por padrão

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O KDE Plasma 6 agora permite tocar para clicar por padrão

 

Na semana passada, o KDE Plasma 6 realizou uma mudança na configuração padrão, passando do clique único para o clique duplo para abrir arquivos/pastas

Enquanto isso, nesta semana, outra alteração significativa é introduzida nas configurações padrão da área de trabalho: o toque para clicar agora está finalmente ativado por padrão.

Os desenvolvedores do KDE optaram por seguir em frente e habilitar o toque para clicar como comportamento padrão para touchpads de laptops. A razão para essa mudança é que algumas distribuições Linux já possuem essa opção ativada por padrão, o Microsoft Windows também adota o toque para clicar e o toque para arrastar como configurações padrão. Além disso, o ato de clicar fisicamente exige repetidas forças físicas que podem resultar em lesões ou agravar a síndrome do túnel do carpo. Além disso, o ato de clicar fisicamente desgasta o touchpad e pode gerar ruídos.

Dessa forma, nesta semana, o toque para clicar passa a ser a configuração padrão no Plasma 6. Nate Graham, um proeminente desenvolvedor do KDE, compartilhou um resumo semanal do progresso de desenvolvimento, destacando as muitas mudanças ocorridas no ecossistema do KDE durante essa semana. Além da implementação do toque para clicar como padrão, algumas das outras modificações na trajetória de desenvolvimento do Plasma 6 incluem:

Na sessão do Plasma Wayland, o texto copiado de um aplicativo XWayland permanecerá na área de transferência mesmo após o fechamento do aplicativo.

Na caixa de diálogo da sessão do Plasma Wayland, janelas com configurações de janelas pai definidas para operar em múltiplas áreas de trabalho virtuais agora serão exibidas sempre na área de trabalho virtual atual.

A janela de configurações do sistema KDE agora será mais adaptável a resoluções de 1366 x 768.

A página de Impressoras nas configurações do sistema foi reescrita usando QML.

Adição de suporte para exibir miniaturas de arquivos no formato 3MF contendo conteúdo de modelos 3D.

Iniciar uma sessão do Plasma Wayland no VirtualBox agora é mais confiável com o Plasma 6.0.

Diversas correções de erros foram implementadas.

Para obter mais detalhes, acesse o Nate's blog .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário