FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.6 está para facilitar a ativação do SMT parcial para o POWER

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Kernel Linux 6.6 está para facilitar a ativação do SMT parcial para o POWER

 

O hardware IBM POWER oferece suporte ao Simultaneous Multi-Threading (SMT) de até 4 ou até mesmo 8 vias, permitindo a execução de múltiplos threads por núcleo. Enquanto o SMT em processadores Intel/AMD x86_64 é limitado a fornecer apenas um thread adicional por núcleo, os processadores IBM POWER podem explorar ainda mais o potencial do SMT.

Com o lançamento do Kernel Linux 6.6, a interface /sys/devices/system/cpu/smt/control está sendo estendida para permitir um maior controle sobre o gerenciamento de estados SMT parciais em CPUs que suportam mais de 2 vias SMT em tempo de execução do sistema operacional Linux.

Atualmente, a interface sysfs permite que o usuário ative ou desative o SMT, mas com os novos patches para o Kernel Linux 6.6, ela permitirá especificar um valor inteiro para o número de encadeamentos SMT por processador a serem utilizados. Isso permitirá controlar de forma mais granular a configuração do SMT e otimizar o desempenho de acordo com as necessidades do usuário e da carga de trabalho.

Esse suporte foi implementado no branch smp/core do repositório tip/tip.git antes da abertura da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6. Isso traz mais flexibilidade para a utilização do SMT em CPUs IBM POWER e permitirá que os usuários aproveitem ao máximo as capacidades de processamento desses processadores.

Essa melhoria na interface de controle SMT no Kernel Linux 6.6 é uma adição importante para os usuários de hardware IBM POWER e ajudará a otimizar o desempenho em sistemas com o suporte ao SMT de várias vias.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário