FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.6 está para fornecer o suporte ao Rumble / Force Feedback nos controles do Google Stadia

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

O Kernel Linux 6.6 está para fornecer o suporte ao Rumble / Force Feedback nos controles do Google Stadia

 

Para os usuários que possuem um controle de jogos do Google Stadia desde os tempos em que o serviço de jogos em nuvem da Google estava ativo, o kernel Linux 6.6 está introduzindo um novo driver para habilitar o suporte a feedback de força (também conhecido como ruído) para esses controladores.

Com o encerramento do serviço de streaming de jogos Stadia, a Google lançou uma atualização de firmware para ativar o suporte à conectividade Bluetooth (BLE) e USB com fio, para que esses controles de jogos possam continuar sendo utilizados em jogos locais, em vez de se tornarem eletrônicos obsoletos. Embora o suporte para feedback de força (rumble) não funcione imediatamente no Linux, os engenheiros da Google desenvolveram um driver básico para ativar esses recursos do controle Stadia.

Anteriormente, mencionei os esforços para trazer o suporte a rumble do Stadia para o Linux, e esta semana os patches correspondentes foram integrados à ramificação "HID-next". Agora que essa adição está na ramificação "-next" do subsistema HID, antes da próxima janela de mesclagem do kernel Linux 6.6, esse novo driver está a caminho de se tornar parte oficial do kernel.

Por meio deste commit, foi adicionado o driver "hid-google-stadiaff" e a opção Kconfig "HID_STADIA_FF" para compilar e habilitar esse novo driver. O suporte ao feedback de força foi testado e comprovado como funcionando tanto para o uso via Bluetooth quanto para a conexão USB.

Essa novidade é uma ótima notícia para os proprietários de controles Stadia, pois agora eles poderão desfrutar da experiência completa de jogos, incluindo a sensação tátil proporcionada pelo feedback de força, mesmo ao jogar no sistema operacional Linux.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário