Hoje, a versão 1.24 do Libinput foi disponibilizada para esta biblioteca de manipulação de entrada usada em sistemas Linux, tanto em ambientes desktop legados X11/X.Org quanto, especialmente, por compositores modernos do Wayland, com o intuito de unificar a manipulação de entrada no mundo de código aberto.
O especialista líder em entrada da Red Hat, Peter Hutterer, anunciou o lançamento do Libinput 1.24, trazendo algumas melhorias para os usuários. Para aqueles que utilizam laptops da Apple com Linux, a rolagem natural agora está ativada por padrão para os touchpads Apple. Além disso, a detecção de palma da mão foi desativada para esses touchpads Apple. Hutterer mencionou: "os touchpads [da Apple] são suficientemente bons para não precisarem do nosso auxílio."
A inclusão da rolagem natural por padrão é uma adição vantajosa para aqueles que executam Linux em hardware Apple, eliminando a necessidade de ativar essa função manualmente.
O Libinput 1.24 também introduz a arbitragem por toque constante para tablets integrados, eliminando a dependência de peculiaridades individuais. O limite de compensação de pressão para dispositivos desgastados foi ajustado para 50% da faixa.
Outra mudança relevante é observada em cenários onde um dispositivo de entrada relativa é rotacionado em 180 graus - um exemplo seria o uso invertido de um trackball. Agora, o libinput também inverte automaticamente a direção da roda de rolagem.
Além dessas atualizações, o anúncio de lançamento do Libinput 1.24 traz várias correções e ajustes de manutenção, conforme detalhado no anúncio oficial.
No mesmo sentido, Peter também disponibilizou hoje o xf86-input-libinput 1.4, o driver X.Org DDX construído em torno do Libinput. Essa versão atualizada agora mapeia o botão Stylus3 para o botão X 8 em tablets, e também adiciona uma propriedade específica para canhotos em tablets.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário