FERRAMENTAS LINUX: O Mold 2.1 Linker traz o suporte para a CPU LoongArch

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O Mold 2.1 Linker traz o suporte para a CPU LoongArch

 


No mês passado, foi lançada a versão 2.0 do Mold, um vinculador de alta velocidade, que alterou sua licença de AGPL para MIT após sua estratégia de monetização não ter sucesso. Neste fim de semana, o projeto deu mais um passo à frente com o lançamento da versão 2.1 do Mold, que é uma alternativa ao GNU Gold e ao LLVM LLD.


O destaque mais significativo no lançamento do Mold 2.1 é a adição do suporte inicial para a arquitetura de CPU LoongArch da Loongson. Projetos de código aberto continuam a incluir suporte para LoongArch, uma arquitetura de CPU desenvolvida na China, baseada em MIPS64 e inspirada em RISC-V.

Esse suporte para o LoongArch foi contribuído por um engenheiro da Loongson e baseia-se no suporte LoongArch existente no LLVM, bem como na documentação pública disponível para LoongArch. A Loongson também fornecerá um sistema LoongArch para o projeto Mold, ajudando a testar e melhorar esse suporte de CPU.

A versão 2.1 do Mold também adiciona suporte para a opção "-z nosectionheader", que permite a eliminação de cabeçalhos de seção nos arquivos de saída. Além disso, a atualização traz várias correções relacionadas a ARM64 e RISC-V.

Os downloads e mais detalhes sobre o Mold 2.1 estão disponíveis no GitHub.






Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário