Apesar do Kernel Linux 6.1 ter introduzido a infraestrutura inicial do Rust como uma linguagem de programação alternativa para escrever novos módulos do kernel, foi somente até o Kernel Linux 6.5 que grande parte do esforço de integração foi direcionado para a adição de novas abstrações e o suporte a subsistemas adicionais, buscando aprimorar os recursos do Rust no kernel. A série mais recente de patches está focada na inclusão de abstrações Rust para soquetes de rede e outros componentes essenciais da rede.
Até o momento, nenhum dos principais drivers escritos em Rust foi incorporado ao kernel principal, porém, vários drivers Rust estão em processo de desenvolvimento, como o driver Rust'ed Apple DRM, que está em andamento para oferecer suporte aos gráficos no hardware Apple Silicon. Paralelamente, Michele Dalle Rive enviou hoje uma série de patches que se concentra nas abstrações Rust para soquetes, com o objetivo de expandir ainda mais as capacidades da linguagem dentro do kernel.
Esse conjunto de sete patches traz o código necessário para envolver os wrappers de endereços de soquete, além de um wrapper de soquete em si, que suporta bandeiras e enumerações de soquetes. Adicionalmente, são apresentadas abstrações específicas para TCP e UDP, todas construídas com base na estrutura Rust Socket.
O código, em sua forma atual, está sendo tratado como um "pedido de comentários", à medida que mais funcionalidades são refinadas e as interfaces abstratas são moldadas de maneira adequada para os desenvolvedores.
Aqueles interessados na evolução contínua da adoção do Rust no kernel do Linux podem encontrar a série de patches de abstração de soquetes na lista de discussão do kernel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário