FERRAMENTAS LINUX: A Intel está consertando o cluster sub-NUMA para Linux para que ele se comporte com o RDT

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A Intel está consertando o cluster sub-NUMA para Linux para que ele se comporte com o RDT

 


O cluster sub-NUMA com processadores Intel Xeon permite dividir os núcleos da CPU, o cache e a memória em vários domínios NUMA (Acesso Não Uniforme à Memória) para melhorar o desempenho de aplicativos que são compatíveis com o NUMA. No entanto, atualmente, o suporte para essa tecnologia, conhecida como SNC (Sub-NUMA Clustering), não é totalmente adequado quando a tecnologia Resource Director (RDT) é usada em CPUs Intel modernas. 

A Intel está trabalhando em novos patches para o kernel Linux para abordar essa questão.

A tecnologia Intel Resource Director permite monitorar e controlar recursos compartilhados, como largura de banda de memória e uso de cache de último nível por aplicativos e máquinas virtuais (VMs). No entanto, essas funcionalidades extras de monitoramento e controle em torno da alocação de cache e memória podem entrar em conflito com o clustering Sub-NUMA (SNC). Portanto, os engenheiros da Intel estão trabalhando em patches para o kernel Linux que permitirão uma melhor coexistência entre RDT e SNC, embora o RDT ainda possa não fornecer informações completamente precisas em servidores habilitados para SNC. Esse é um problema conhecido que está sendo trabalhado por engenheiros do Linux há meses.

Os últimos patches do engenheiro da Intel, Tony Luck, explicam:

"O recurso de cluster Sub-NUMA em alguns processadores Intel divide as CPUs que compartilham um cache L3 em dois ou mais conjuntos. Isso causa problemas nos recursos de monitoramento da Technology Resource Director (RDT) da Intel. Antes deste patch, a Intel alertava que SNC e RDT eram incompatíveis.

Algumas dessas CPUs suportam um MSR (Model-Specific Register) que pode particionar os contadores RMID da mesma maneira. Isso permite o uso de recursos de monitoramento (com a ressalva de que os acessos à memória entre diferentes nós SNC NUMA ainda podem não ser contados com precisão). Observe que esta série de patches melhora consideravelmente o relatório resctrl em sistemas com SNC habilitado, mas ainda pode haver algumas anomalias para processos que acessam a memória de outros nós sub-NUMA."

Esses patches ainda estão passando por revisões, mas podem estar prontos para serem lançados no ciclo do kernel v6.7 ainda este ano.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário