FERRAMENTAS LINUX: As correções da AMD P-State e outras alterações de gerenciamento de energia chegam para o Kernel Linux 6.6

terça-feira, 5 de setembro de 2023

As correções da AMD P-State e outras alterações de gerenciamento de energia chegam para o Kernel Linux 6.6

 



As atualizações de ACPI e gerenciamento de energia foram mescladas na semana passada para o kernel Linux 6.6 .

O ciclo do kernel Linux 6.5 foi notável porque AMD P-State EPP “ativo” é o padrão para sistemas Ryzen modernos avançando sobre ACPI CPUFreq. Após essa mudança padrão no Linux 6.5 e outras grandes adições do AMD P-State em kernels anteriores, para o Linux 6.6 no lado da AMD trata-se principalmente de corrigir alguns bugs da maior exposição ao amd-pstate. O driver Intel P-State também viu algumas correções para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6.

As atualizações de ACPI e gerenciamento de energia para Linux 6.6 não são especialmente interessantes, mas ainda assim algumas das correções valem a pena. Os destaques no lado do gerenciamento de energia incluem:

- Melhorias no código ocioso da CPU TEO por Rafael Wysocki para reduzir significativamente o número de casos em que o governador solicita a interrupção do tick quando o estado ocioso selecionado é superficial. Wysocki mencionou esse retrabalho para evitar chamar tick_nohz_get_sleep_length() com muita frequência, pois é provável que se torne muito caro (demorado) no futuro.

- Uma correção no código amd-pstate-ut para evitar um possível kernel panic ao carregar o driver.

- Uma correção no código amdp-state-ut para retornar o valor mais alto_perf correto. Devido às plataformas que suportam o manuseio do AMD Preferred Core, o driver amd-pstate-ut até este ponto não retornou um valor tratado corretamente.

- O utilitário cpupower que reside na árvore de origem do kernel Linux adicionou suporte turbo boost e outros novos recursos AMD P-State .

- Uma correção do Intel P-State sobre as frequências incorretas de CPU relatadas desde o Linux 5.18+.

- Um retrabalho no snapshot da memória de hibernação para evitar o armazenamento de páginas preenchidas com zeros nos arquivos de imagem de hibernação. Isso foi observado pelos engenheiros do Google no Chrome OS por ter muitas páginas zero armazenadas no arquivo de imagem de hibernação, em alguns casos 2 GB ou mais de páginas preenchidas com zero ou aproximadamente 36% do tamanho geral do arquivo de imagem.

- Várias outras correções e limpezas.

Mais detalhes sobre as mudanças no gerenciamento de energia para Linux 6.6 por meio deste pull .

Wysocki também enviou as alterações ACPI para o Kernel Linux 6.6 que incluem atualizações de código ACPICA, uma peculiaridade DMI de modo backlight = nativo para dispositivos Apple iMac12,1 e iMac12,2, correções LoongArch, uma limpeza de driver térmico ACPI e outras correções.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário