FERRAMENTAS LINUX: O char/misc do Kernel Linux 6.6 traz atualizações Intel PECI e suporte ao Sapphire Rapids

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O char/misc do Kernel Linux 6.6 traz atualizações Intel PECI e suporte ao Sapphire Rapids

 

Greg Kroah-Hartman enviou na sexta-feira passada as alterações "char/misc" para a janela de mesclagem do kernel Linux 6.6, que inclui todas as diferentes alterações de driver. 

Neste ciclo, as atualizações de caracteres/misc não são particularmente interessantes, mas as atualizações do Intel PECI se destacam.

No ano passado, principalmente com o Kernel Linux 5.18, foi adicionado o suporte ao Intel Platform Environment Control Interface (PECI)

O PECI é um padrão da Intel para a interface entre CPUs Intel, principalmente em servidores, chipsets e outros componentes externos em placas-mãe de servidores, como BMCs (Baseboard Management Controllers). Através da interface PECI, é possível monitorar temperatura, potência e outras informações.

Para o Kernel Linux 6.6, foi adicionado o suporte PECI inicial para as plataformas escaláveis "Sapphire Rapids" da 4ª geração para o Xeon. A habilitação do Sapphire Rapids inclui o suporte básico e também faz com que a temperatura da CPU e da memória funcionem através dos subdrivers cputemp e dimmtemp, respectivamente.

Além disso, no que diz respeito ao PECI no Kernel Linux 6.6, foi adicionado o driver do controlador "epci-npcm". O driver do controlador peci-npcm é usado para habilitar os SoCs (System-on-Chips) Nuvoton NPCM7XX e NPCM8XX, que são usados como BMCs em algumas placas-mãe de servidores. Este driver permite que o BMC descubra dispositivos conectados a ele e, por sua vez, faça interface com eles através do protocolo PECI.

Esses são os principais destaques das alterações no pull de char/misc, e essas mudanças agora estão incorporadas no Kernel Linux 6.6 Git.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário