A equipe de desenvolvimento do Fedora está considerando abandonar o suporte à sessão X11 para o GNOME na versão 40 do Fedora Workstation. Atualmente, eles já planejam lançar o KDE Plasma 6.0 com suporte exclusivo ao Wayland.
A motivação por trás dessa decisão é que o Wayland se tornou a sessão padrão por um longo período e amadureceu significativamente, enquanto o suporte à sessão X11 não está recebendo os testes necessários e representa uma carga adicional de recursos.
A proposta inclui a ideia de que até a versão 46 do GNOME, todos os elementos estarão prontos para compilar o Mutter e outros componentes relacionados sem o suporte à sessão X11. No entanto, ainda há algumas etapas a serem concluídas antes que seja possível compilar sessões de desktop GNOME exclusivamente para o Wayland.
É importante observar que essa proposta ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo). Se todos os componentes upstream do GNOME estiverem em condições de permitir a compilação sem suporte à sessão X11 e considerando a direção já tomada em relação ao KDE Plasma, existe uma boa chance de que o Fedora Workstation 40 seja fornecido apenas com suporte para a sessão Wayland. Essa mudança representaria um passo adiante na transição do Fedora para o Wayland como a tecnologia de exibição padrão em vez do X11.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário