No kernel Linux 6.6, o código do driver FUSE (Sistema de Arquivos no Espaço do Usuário) está recebendo atualizações para adicionar suporte ao protocolo STATX, como parte de um esforço para habilitar o suporte ao "btime" (horário de nascimento do arquivo).
A chamada do sistema statx foi incorporada ao kernel do Linux há alguns anos para fornecer as informações avançadas e estendidas sobre arquivos, incluindo informações como o horário de criação/nascimento dos arquivos. Com o tempo, diversos sistemas de arquivos Linux incorporaram suporte para statx, e várias ferramentas de espaço do usuário também foram atualizadas para aproveitar essas informações estendidas. Agora, no Linux 6.6, foi estabelecida a infraestrutura FUSE para que os sistemas de arquivos no espaço do usuário possam oferecer suporte a statx e btime.
As atualizações do FUSE para o Linux 6.6 incluem a implementação da infraestrutura statx para o protocolo FUSE, bem como o suporte inicial ao recurso btime. Atualmente, o suporte statx do FUSE se concentra apenas nos atributos básicos dos arquivos, mas em futuras versões do kernel, pode haver um foco em adicionar suporte a campos statx adicionais.
Além disso, no FUSE para Linux 6.6, foi introduzida uma nova opção chamada "FUSE_DIRECT_IO_RELAX" que permite o uso de mapeamentos compartilhados no modo E/S direta/sem cache. Isso pode ajudar a reduzir o uso de memória do sistema convidado ao lidar com VirtIOFS.
Estas atualizações do FUSE para o Kernel Linux 6.6 já foram incorporadas por Linus Torvalds nesse pull. É notável que o FUSE continue a evoluir, apesar das críticas anteriores feitas por Torvalds em relação a ele.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário