O sistema de arquivos Btrfs está se preparando para receber um recurso chamado Temp-FSID (Same-FSID) que visa permitir que o Btrfs monte dois dispositivos diferentes que contenham a mesma imagem do sistema de arquivos e, portanto, o mesmo ID do sistema de arquivos.
Este recurso foi desenvolvido pela Igalia em colaboração com a Valve para aprimorar o suporte do Linux ao Steam Deck e SteamOS.
A principal finalidade deste recurso é permitir que sistemas com esquema de particionamento A/B, como o Steam Deck e vários dispositivos móveis, possam manter a mesma imagem do sistema de arquivos em ambas as partições. Além disso, ele permite a verificação de integridade do sistema de arquivos com base em dispositivos de bloco para dispositivos de apenas leitura.
O recurso Temp-FSID é adicionado usando o sistema de arquivos "temp-fsid", que gera um FSID (File System ID) aleatório para o sistema de arquivos e permite o uso desse FSID "virtual" secundário, exigindo poucas alterações no código e nenhum novo caso potencial.
Essa funcionalidade é importante para cenários em que é necessário manter a mesma imagem do sistema de arquivos em partições A e B, o que é comum em desenvolvimento, por exemplo. Ela também facilita a verificação da integridade do sistema de arquivos em dispositivos de apenas leitura.
Esse recurso foi adicionado ao branch for-next do kernel Linux, que prepara o material Btrfs antes do próximo ciclo do kernel, e deve estar disponível no Kernel Linux 6.7.
A Valve contribuiu com esse recurso como parte de seus esforços para melhorar o suporte do Linux ao Steam Deck e SteamOS. Essa contribuição também foi mencionada na conferência OSS EU 2023.
Portanto, esse recurso deve ser uma adição valiosa para o Btrfs e o ecossistema Linux, especialmente para dispositivos com particionamento A/B, como o Steam Deck.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário