FERRAMENTAS LINUX: O ReiserFS foi oficialmente declarado "obsoleto"

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

O ReiserFS foi oficialmente declarado "obsoleto"

 

Como parte das atualizações dos drivers de sistema de arquivos mais antigos para o Kernel Linux 6.6, o sistema de arquivos ReiserFS não é mais considerado "Suportado", mas passa oficialmente a ser classificado como "Obsoleto" no kernel Linux.

A integração no ciclo de desenvolvimento linux-fs para o Linux 6.6 agora reconhece o ReiserFS como obsoleto. Esse sistema de arquivos foi usado como padrão por um longo tempo em sistemas como o SUSE Linux.

No ano passado, com o lançamento do Linux 5.18, o ReiserFS foi descontinuado e, agora, sendo considerado obsoleto, é provável que seja removido do kernel principal do Linux nos próximos dois a três anos. O openSUSE Tumbleweed também interrompeu o suporte ao ReiserFS no ano passado, sendo uma das poucas distribuições que ainda o mantinham como opção.

Comparado com os sistemas de arquivos Linux modernos, como EXT4, Btrfs, XFS e outras opções contemporâneas, como F2FS e o próximo Bcachefs, o ReiserFS está obsoleto. O desenvolvimento do Reiser4 nunca levou à sua inclusão na linha principal do Linux, devido à falta de apoio corporativo significativo e ao afastamento de outros sistemas de arquivos Reiser após o criador do ReiserFS, Hans Reiser, ser condenado por assassinato. Embora tenha havido algum trabalho esporádico em torno do sistema de arquivos Reiser5 liderado pelo ex-desenvolvedor da Namesys, Edward Shishkin, não parece que o Reiser5 será implementado no curto prazo.

Portanto, embora não seja surpreendente, com o Kernel Linux 6.6, o ReiserFS agora é oficialmente considerado obsoleto. Se você estiver utilizando ativamente uma partição ReiserFS com versões modernas do kernel Linux, é recomendável fazer a transição para outra opção de sistema de arquivos, pois essa mudança já era esperada há algum tempo.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário