O sistema de arquivos tmpfs, que armazena todos os dados na memória virtual, recebeu algumas melhorias significativas com o Kernel Linux 6.6, incluindo o tão aguardado suporte a cotas, visando reforçar a proteção contra possíveis abusos por parte de usuários mal-intencionados que tentariam consumir toda a memória RAM do sistema.
A principal inovação do tmpfs no Kernel Linux 6.6 é a introdução do suporte a cotas, uma funcionalidade que estava em desenvolvimento há vários meses e há muito tempo era esperada. Com o suporte a cotas, o tmpfs pode agora oferecer uma proteção mais eficaz contra ações prejudiciais de usuários mal-intencionados ou aplicativos problemáticos que poderiam exaurir toda a memória do sistema. Uma nova API de espaço do usuário com a designação QFMT_SHMEM foi disponibilizada para lidar com o suporte de cotas tanto a nível de usuário quanto de grupo. É importante mencionar que as cotas específicas ainda estão planejadas para futuras implementações.
Além disso, o tmpfs no Linux 6.6 também adiciona suporte para xattrs de usuário, oferecendo suporte para um número limitado de xattrs de usuário.
Outra adição importante ao recurso do tmpfs nesta nova versão do kernel é o suporte para deslocamentos de diretório estáveis. Essa melhoria deve aprimorar a integração do tmpfs com o NFS (Network File System).
Além das adições mencionadas, o tmpfs também recebeu várias correções de bugs, conforme detalhado na solicitação pull para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6. Importante destacar que esse código já foi incorporado à linha principal de desenvolvimento.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário