Quando a Canonical lançou seu novo instalador de desktop Ubuntu Linux baseado em Flutter, faltava o suporte para as instalações com sistema de arquivos raiz do ZFS.
A Canonical não havia falado sobre suas intenções com relação ao (Open)ZFS depois de oferecê-lo como opção de instalação no Ubuntu com seu instalador anterior por vários anos. No entanto, para o Ubuntu 23.10, esse suporte está sendo reintegrado.
Após o lançamento do Ubuntu 23.04 sem a opção de instalação do ZFS em seu instalador, foi uma surpresa descobrir, ao testar as ISOs diárias do Ubuntu 23.10 nos últimos dias, que o suporte ao ZFS foi restaurado.
Nas opções avançadas de disco do instalador de desktop do Ubuntu 23.10, a opção de instalação no ZFS está disponível novamente.
Um relatório de bug no Subiquity, criado há três semanas por Tim Holmes-Mitra, Diretor de Engenharia do Ubuntu Desktop, confirmou as intenções da Canonical para o Ubuntu 23.10.
Ele afirmou: "O suporte ao ZFS está sendo adicionado para a versão 23.10, tanto no Subiquity quanto no instalador de desktop. No entanto, na versão 23.10, a criptografia ZFS não será suportada."
Portanto, para aqueles que desejam executar o Ubuntu com um sistema de arquivos raiz ZFS, esta opção estará disponível no Ubuntu 23.10, que será lançado no próximo mês, antes do importante ciclo do Ubuntu 24.04 LTS.
É importante notar que o suporte ao ZFS no Ubuntu ainda é considerado "experimental". Como o driver do kernel OpenZFS permanece fora do kernel Linux principal, ainda existe o risco de incompatibilidades ao atualizar para novos kernels rapidamente, além de outros riscos.
O sistema de arquivos EXT4 ainda permanece como a opção padrão tanto no desktop quanto no servidor Ubuntu.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário