FERRAMENTAS LINUX: Os carimbos Multi-Grain Timestamps duram pouco: Eles foram removidos do kernel após algumas semanas

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Os carimbos Multi-Grain Timestamps duram pouco: Eles foram removidos do kernel após algumas semanas

 


Um dos novos recursos incorporados ao kernel Linux 6.6 foram os carimbos de data e hora de várias granularidades para a camada VFS, bem como sua conexão com sistemas de arquivos como EXT4, Btrfs, XFS e Tmpfs. 

No entanto, essa alternativa aos carimbos de data e hora de granulação mais ampla revelou algumas questões e, nesta semana, antes do lançamento do Linux 6.6-rc3, o recurso foi completamente removido do kernel.

Os carimbos de data/hora de várias granularidades foram concebidos para lidar com situações em que os carimbos de data e hora de granulação mais ampla atualmente usados podem não ser eficazes para atualizar os tempos de criação/modificação quando ocorrem muitas operações de E/S dentro do mesmo carimbo de data/hora. 

Por exemplo, o NFS depende dos carimbos de data e hora de granulação mais ampla para validar caches, e a expectativa era de que os carimbos de data/hora de várias granularidades oferecessem uma solução mais robusta. No entanto, a ativação dos carimbos de data/hora de várias granularidades deveria ser seletiva, a fim de evitar sobrecarregar o desempenho.

Christian Brauner, da Microsoft, que inicialmente propôs esse recurso para o Kernel Linux 6.6, decidiu abandoná-lo e já enviou uma solicitação pull para removê-lo do kernel. 

Ele explicou que o kernel eliminará atualizações refinadas de carimbos de data/hora quando ninguém estiver consultando essas informações ativamente, para evitar os impactos no desempenho. Portanto, em algumas situações, poderia ocorrer uma discrepância entre os carimbos de data/hora, mesmo quando os arquivos foram modificados recentemente.

Depois de várias discussões sobre possíveis correções, a decisão foi voltar à prancheta e explorar uma solução que permitisse a exposição de carimbos de data/hora refinados apenas internamente para o NFS, sem disponibilizá-los ao espaço do usuário.

Como resultado, o código de carimbos de data/hora de várias granularidades foi removido do kernel antes do lançamento do Kernel Linux 6.6-rc3.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário