Os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do driver gráfico Linux da AMD estão atualmente empenhados na integração dos processadores gráficos de próxima geração por meio de seu driver de código aberto principal.
Nos meses recentes, foram realizadas ativações significativas, como o bloco gráfico GFX 11.5, o bloco de exibição DCN 3.5 e a implementação de outros novos blocos de propriedade intelectual (IP), indicando potencial uso em um produto do tipo RDNA3.5 ou uma "atualização RDNA3".
Ontem, foram disponibilizados os patches que incorporam o SMU 14.0, representando uma atualização aparentemente substancial para esse bloco. A Unidade de Gerenciamento do Sistema (SMU) nos processadores gráficos AMD Radeon desempenha a função crucial de executar o firmware de gerenciamento de energia, sendo responsável por diversas tarefas relacionadas ao gerenciamento de energia da GPU.
Um conjunto de cinco patches foi publicado, habilitando o suporte para o SMU 14.0 no driver gráfico do kernel AMDGPU. O novo código consiste em 3,7 mil linhas, em parte devido ao código gerado automaticamente. Embora o novo código não revele detalhes específicos sobre alterações no gerenciamento de energia para os gráficos AMD de próxima geração, é positivo observar a contínua contribuição desse código durante o período pré-lançamento. A expectativa é que ele seja totalmente incorporado ao kernel Linux principal antes do lançamento de qualquer processador gráfico que faça uso desse novo IP.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário