FERRAMENTAS LINUX: Foi lançado o FEX-Emu 2310 com otimizações de desempenho, WOW64 Wine Frontend

sábado, 7 de outubro de 2023

Foi lançado o FEX-Emu 2310 com otimizações de desempenho, WOW64 Wine Frontend

 

A nova versão do FEX-Emu, foi lançada ontem, um projeto de código aberto que aspira ser "o melhor emulador x86/x86_64 no Linux", incluindo a capacidade de executar jogos Steam e Steam Play Windows em sistemas Linux AArch64.

Com o FEX-Emu 2310, houve melhorias significativas no desempenho ao incorporar mais otimizações de instruções. Utilizando o Geekbench como referência, eles observaram um aumento de desempenho de cerca de 13%. Nos últimos meses, em alguns casos, isso se traduziu em um desempenho 50~65%+ melhor. Mais otimizações de desempenho para o FEX estão planejadas para o futuro.

Além disso, o FEX 2310 começou a implementar otimizações usando instruções SVE Arm de 128 bits. Uma área adicional de interesse é o front-end inicial do WOW64 Wine. Isso permitirá que o Wine integre o FEX diretamente em sua camada WOW64 para executar aplicativos x86 e x86-64 em dispositivos host ARM64.

"Esta é uma mudança muito substancial na forma como o WINE se integra ao FEX, já que hoje o FEX-Emu apenas executa o processo x86-64 WINE completo e consome a sobrecarga de emular tudo o que o WINE precisa fazer. Com a camada WOW64 agora implementada, um monte de o código WINE agora pode ser o código nativo Arm64 e quando precisa executar o código do aplicativo, ele simplesmente volta para o emulador. Isso é semelhante a como o Windows lida nativamente com sua emulação por meio de sua camada "XTA". Infelizmente, hoje isso só está conectado a trabalhar através de uma parte x86 de 32 bits da camada, precisamos configurar para suportar Wine quando ele inevitavelmente suporta Wow64 para x86_64-> Arm64."

O FEX 2310 também inclui suporte ao cliente Wayland e ao driver Zink OpenGL-on-Vulkan.

Para mais detalhes sobre o lançamento do emulador FEX 2310, você pode conferir o site FEX-Emu.com.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário