A Ferrous Systems liberou o código-fonte do Ferrocene, seu compilador Rust projetado para ambientes de segurança crítica e missão crítica. Este compilador, qualificado para uso em setores automotivos e industriais, recebeu diversas certificações ISO e IEC.
A Ferrous Systems contribuiu com melhorias significativas para o compilador Rust upstream e agora disponibiliza seu próprio compilador como código aberto sob licenças Apache 2.0 ou MIT.
Apesar de ser de código aberto, a Ferrous Systems optou por não aceitar contribuições da comunidade, e os binários pré-construídos de nível de produção serão comercializados:
"Apesar de o Ferrocene ser de código aberto, obter binários pré-construídos validados e com suporte de longo prazo por especialistas em Rust tem um custo. Isso abrange, especialmente, o suporte de longo prazo além das garantias do projeto Rust, a segurança de nossa infraestrutura de construção e o suporte relacionado à certificação. Mesmo em níveis mais baixos, a Ferrous Systems se compromete a fornecer informações ativas sobre problemas encontrados em versões mais antigas dos compiladores enviados e apoiar o projeto Rust na resolução de problemas em versões futuras.
O Ferrocene estará disponível para compra por indivíduos e empresas ainda este ano, ao preço de 25 euros por mês por assento (ou 240 euros por assento ao pagar anualmente). A aquisição do Ferrocene concede acesso aos binários e pacotes pré-construídos de seus compiladores qualificados, bem como aos documentos de qualificação renderizados para todas as versões do Ferrocene."
O código-fonte do compilador Ferrocene Rust pode ser encontrado no GitHub. Para mais detalhes sobre o lançamento do código aberto deste compilador crítico para segurança, consulte o blog da Ferrous Systems.
Em outro contexto, Rust 1.73 foi lançado hoje como a mais recente versão upstream do compilador Rust, trazendo mensagens de pânico mais claras, melhorias na inicialização local de threads, APIs recentemente estabilizadas e outras mudanças.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário